NÃO TENHA MEDO DE PEDIR AJUDA
Tenho um amigo que ao assumir o pastorado de uma igreja no interior do Paraná, percebendo que se fazia necessário a construção de uma sala na parte posterior do templo, obra que já vinha se arrastando há anos por necessitar de um trabalho de escavação que envolveria o emprego de máquinas apropriadas e a retirada de uma grande quantidade de entulho que demandaria um investimento financeiro muito acima das possibilidades daquela igreja que era formada de pessoas simples e de baixo poder aquisitivo.
Na primeira reunião com a diretoria da igreja ele quis saber quais as iniciativas já haviam sido tomadas para que o sonho da comunidade se tornasse realidade e para sua surpresa foi informado que o máximo que haviam feito teria sido tentar entre eles uma solução que nunca conseguiram e, que por isso, o desânimo tomara conta de todos e os impedira de fazer qualquer coisa.
Naquela mesma semana ele foi informado que havia um Conselho de Pastores na cidade e, na semana seguinte lá estava ele interagindo com os outros colegas pastores. No momento de sua apresentação compartilhou com os demais os sonhos de crescimento de sua comunidade e da grande dificuldade que estava enfrentando por causa do desânimo do povo que não conseguia fazer as escavações para que as salas fossem construídas.
Havia naquela reunião pastores de grandes igrejas da cidade que de pronto ofereceram ideias para ajudá-lo e, um deles disse-lhe que o prefeito da cidade frequentava sua igreja e que não seria difícil marcar uma audiência para que, quem sabe pudesse obter alguma ajuda.
Dias depois ao ser recebido pelo prefeito descobre que na verdade ele possuía uma grande resposta para uma necessidade da prefeitura, o prefeito estava precisando de aterro limpo para a reforma de uma praça e ofereceu as máquinas em troca do entulho.
Foram anos de dificuldades, lamentos, frustração e estagnação tão somente porque ninguém pedira ajuda, porque não tiveram a humildade de reconhecer sua necessidade e a sua incapacidade de gerar soluções.
Quem quer ser um vencedor tem que se despir da arrogante autossuficiência que nunca pede ajuda por temer que a sua fragilidade seja exposta. Conheço muita gente que está fora do mercado de trabalho porque não pede ajuda aos amigos. É tolice preferir dizer que está sendo seletivo na escolha à confessar que não está conseguindo colocar-se profissionalmente.
É vencedor o que descobre, o quanto antes, que seu projeto é maior que sua vaidade, que entende desde cedo que é melhor dividir a glória com outros que viver condenado ao anonimato tendo um grande projeto que muitas vezes sequer saiu de sua fértil imaginação.