É POSSIVEL RECOMEÇAR
Quantas vezes em nossa vida já concluímos que o melhor seria começarmos de novo? Passar uma borracha no passado e começarmos a escrever uma nova história de vida, mas ao avaliarmos as implicações de uma atitude tão radical logo afastamos tais pensamentos. Dizemos que a nossa idade não nos permite experiências, que já investimos muito para chegar até aqui, que não seria inteligente abrir mão de tudo o que temos construído, que se não viramos a mesa antes o que nos resta agora é nos resignarmos e sermos felizes dentro do que nos for possível.
Ao lermos os primeiros cinco versículos do capítulo doze do livro bíblico de Gênesis, encontramos o relato do convite de Deus a Abraão, um homem com setenta e cinco anos de idade, que é convidado a começar uma nova caminhada.
Diz o texto sagrado:
1 Certo dia o Senhor Deus disse a Abrão: — Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei.
2 Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros.
3 Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo.
4 Abrão tinha setenta e cinco anos quando partiu de Harã, como o Senhor havia ordenado. E Ló foi com ele.
5 Abrão levou a sua mulher Sarai, o seu sobrinho Ló, filho do seu irmão, e todas as riquezas e escravos que havia conseguido em Harã.
O convite de Deus acenava com a possibilidade de que Abraão finalmente viesse a ter nos braços os filhos tão sonhados que a sua esposa, por ser estéril, não conseguira gerar; ele teria um novo ânimo para, aos setenta e cinco anos de idade, deixar a sua confortável aposentadoria e partir para um novo projeto.
Talvez digamos então: legal, ele não tinha nada a perder! Será?
Junto com a proposta divina há também algumas exigências:
- Abraão teria que deixar para trás a vida que estava vivendo: sua família, seus amigos, seus projetos.
- Abraão teria que seguir pelo caminho que Deus escolhesse e somente no caminho lhe seria revelado o seu destino.
A Bíblia diz que Abraão aceitou o desafio, chegou ao destino que Deus lhe propusera e construiu uma linda família.
Nunca é tarde para que se tenha um encontro com Deus que venha mudar a vida, não importando a idade que se tenha ou as circunstâncias que se façam presentes. Deus tem um projeto capaz de te abrir o horizonte e de te fazer acreditar que é possível construir hoje um amanhã melhor desde que você tenha fé, coragem e determinação.
Fé para crer que Deus se importa contigo e acredita no teu potencial; fé para aceitar o projeto divino para tua vida, mesmo que não o compreenda ou não se sinta capaz para a tarefa.
É preciso coragem para romper com o passado, para deixar a zona de conforto, para rasgar o projeto antigo e começar a escrever um novo, para cortar as cordas do paraquedas principal e confiar no secundário.
É imprescindível que se tenha determinação para não desistir quando o cansaço se apresentar, quando a saudade dos amigos invadir a alma, para manter-se firme quando as circunstâncias forem desfavoráveis e o horizonte parecer escuro.
Você quer um amanhã melhor? Mude o seu hoje, não se entregue, não desista!
“Seja forte e tenha coragem! Não desanime, nem tenha medo, porque o Senhor, seu Deus, estará com você em qualquer lugar para onde você for!”