DEUS PODE LIBERTAR DO SENTIMENTO DE CULPA
Todos nós passamos por momentos de dificuldades e não são raras as vezes que nos sentimos no fundo do poço, isolado de todos e sem qualquer perspectiva de sucesso. Porém, tudo isso piora quando, olhando para dentro de nós mesmos, temos a convicção de que tudo o que estamos passando é colheita da semeadura que fizemos.
O profeta Jonas passou por isso ao se rebelar contra uma ordem de Deus e traçar o seu próprio caminho, negando-se a ir para a cidade de Nínive e embarcando em um navio para o sentido oposto ao determinado por Deus.
No meio da viagem sobreveio uma grande tempestade. Jonas foi lançado ao mar pela tripulação do navio e engolido por um grande peixe.
Ali, de dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, seu Deus, dizendo: “Ó Senhor Deus, na minha aflição clamei por socorro, e tu me respondeste; do fundo do mundo dos mortos, gritei pedindo socorro, e tu ouvistes a minha voz.
Tu me atiraste no abismo, bem no fundo do mar. Ali as águas me cercavam por todos os lados, e todas as tuas poderosas ondas rolavam sobre mim.
Pensei que havia sido jogado fora da tua presença e que não tornaria a ver o teu santo Templo.
As águas vieram sobre mim e me sufocaram; o mar me cobriu completamente, e as plantas marinhas se enrolaram na minha cabeça.
Desci até a raiz das montanhas, desci à terra que tem o portão trancado para sempre. Tu, porém, me salvaste da morte, ó Senhor, meu Deus!
Quando senti que estava morrendo, eu me lembrei de ti, ó Senhor, e a minha oração chegou a ti, no teu santo Templo.
Aqueles que adoram ídolos, que são coisas sem valor, deixaram de ser fiéis a ti.
Mas eu cantarei louvores, e te oferecerei sacrifícios, e cumprirei o que prometi. A salvação vem de Deus, o Senhor!
Então o Senhor deu ordem ao peixe, e ele vomitou Jonas na praia”.
Certamente Jonas se achava um traidor da confiança do seu Senhor que o havia comissionado por acreditar no seu trabalho. O lugar de Deus para Jonas era a cidade de Nínive e ele havia se desviado. Jonas havia retirado a autoridade de Deus sobre si, ou seja, com a sua atitude Jonas estava dizendo para o Senhor: até aqui fiz o que o Senhor mandou que eu fizesse, mas a partir de agora é por minha conta.
No fundo do poço, sentindo-se um traidor indigno, Jonas reconhece a situação difícil em que se encontrava. Ele admite a sua responsabilidade por estar vivendo todo o infortúnio daquele momento, reconhece ser incapaz de sair daquela situação com suas forças e se dispõe a mudar de vida, caso o Senhor o liberte daquela situação em que se encontrava.
Deus ouve a oração de Jonas, acredita em sua promessa de mudança de atitude e ordena ao grande peixe que leve Jonas para o lugar certo.
De nada vai adiantar você ficar lamentando o seu estado, se culpando por estar vivendo dias angustiantes e conviver com o remorso de ser o responsável por seus fracassos. O que importa mesmo é você estar no lugar onde Deus quer que você esteja, porque lá você vai ser abençoado e abençoar a muitos.
Creia, se você clamar, Deus estará pronto a te ouvir, ele é fiel amigo, mesmo quando somos infiéis.
Ele vai fazer o impossível para que você sinta-se perdoado e novamente um instrumento em suas mãos.
Não importa o quão culpado nos sintamos, “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”.
26 de agosto de 2012 @ 06:49
Muito bom, Pastor. Amei!
26 de agosto de 2012 @ 16:43
Obrigado!
27 de agosto de 2012 @ 15:30
Sabias palavras pastor Ariocélio, um grande abraço
27 de agosto de 2012 @ 15:33
Obrigado amigo.