DIAS MAUS: COMO ENFRENTÁ-LOS?
Dias maus sobrevêm a todas as pessoas, não importando qual seja a posição social ou religião professada. Dentre muitos motivos os dias maus podem ser o resultado das escolhas erradas que fizemos no transcurso de nossa vida, como no caso de Ló, que resolveu separar-se do seu tio Abraão julgando que poderia construir seu próprio caminho sem a sombra daquela que era a sua família.
Ló não entendeu que ao deixar o seu tio Abraão, estava deixando para trás a bênção do Deus que estava com o seu tio. O resultado de sua escolha foi a perda de tudo quanto conseguira juntar em toda a sua vida.
Os dias maus também chegam até nós quando o inimigo resolve investir contra os nossos projetos, para que nos julguemos abandonados por Deus e com a sensação de que não temos ninguém para nos socorrer, tal como fez com o profeta Daniel tentando impedir que as respostas de suas orações chegassem até ele.
Também enfrentamos dias maus quando a nossa fé é provada, por circunstâncias alheias à nossa vontade e ação. O certo é que os dias maus alcançam a todos e alguns saem desses dias vitoriosos e fortalecidos, enquanto outros sepultam ali os seus sonhos e projetos de vida.
Como você tem enfrentado os dias maus em sua vida?
Você tem enfrentado os dias maus com os olhos nas perdas, nas faltas, nas necessidades não supridas, na angústia do não ter o que quer ou com os olhos nos feitos de Deus a teu favor, quando ele interviu para te socorrer em momentos difíceis quando, muitas vezes, a esperança já se tinha ido?
Se os teus olhos estiverem nas perdas, nas faltas ou na angústia de não ter conseguido conquistar o que tanto desejou, a tua vida será de amargura, de sentimento de derrota, vivendo em lamentações constantes, em murmurações, queixas e amarguras.
Se os nossos olhos estiverem nos feitos de Deus por nós, procurando enxergar com gratidão o quanto o bondoso Deus nos tem dado durante a vida, encontraremos forças para prosseguirmos, apesar das circunstâncias.
Se trouxermos à nossa lembrança os grandes feitos de Deus a nosso favor, mesmo que estejamos passando por dias maus, conseguiremos alegrar-nos na certeza de que o nosso redentor vive, que se importa conosco, que nada pode nos atingir sem que o nosso todo poderoso Senhor dê sua permissão.
Quando afastamos os nossos olhos das perdas, do que não temos e começamos a alimentar a nossa mente com os feitos de Deus a nosso favor, descobrimos que nem tudo esta perdido.
Se afastarmos os nossos olhos do caos e passarmos a olhar o Deus dos milagres, que nunca nos deixou só em tantos outros embates que a vida nos trouxe, enxergaremos com alegria o muito que temos, mas que as lágrimas da tristeza não nos permitiam ver.
Não esqueça, por mais difíceis que sejam os dias maus que você esteja atravessando: O Deus que te abençoou e te guardou até aqui continuará contigo até o fim.
O nosso problema não são os dias maus pelos quais estejamos passando, mas como nos portamos ao enfrentarmos esses dias maus.
Somos gratos pelo que temos ou murmuramos pelo que não temos ou perdemos?
Creio que o conselho do Apóstolo Paulo aos tessalonicenses nos será de grande valia quando estivermos enfrentando essas tempestades em nossa vida.
“Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.”
Que o Senhor Deus te abençoe rica e abundantemente!