A FÉ DETERMINA A VISÃO
Deus está pronto a trazer à realidade todas as promessas de bênçãos para a tua vida, cumpre a você decidir agora se vai ficar na visão humana das impossibilidades, murmurações e derrotas ou partir para a luta e conquistar a nova terra que o Senhor prometeu e está te concedendo, crendo que o Deus que prometeu é fiel e poderoso para te fazer vitorioso mesmo o inimigo sendo muito mais forte e poderoso que você.
No texto bíblico de Números capítulo treze lemos: O Senhor Deus disse a Moisés: — Mande alguns homens para espionar a terra de Canaã, a terra que eu vou dar aos israelitas. Em cada tribo escolha um homem que seja líder.
Do deserto de Parã Moisés enviou os espiões, de acordo com as ordens de Deus, o Senhor. Todos eram chefes de tribos do povo de Israel.
Depois de espionarem a terra quarenta dias, eles voltaram a Cades, no deserto de Parã, onde estavam Moisés, Arão e todo o povo de Israel. E contaram a eles e a todo o povo o que tinham visto e mostraram as frutas que haviam trazido da terra.
Eles disseram a Moisés: — Nós fomos até a terra aonde você nos enviou. De fato, ela é boa e rica, como se pode ver por estas frutas.
Mas os que moram lá são fortes, e as cidades são muito grandes e têm muralhas. Além disso, vimos ali os descendentes dos gigantes.
Aí o povo começou a reclamar contra Moisés, mas Calebe os fez calar e disse: — Vamos atacar agora e conquistar a terra deles; nós somos fortes e vamos conseguir isso!
Porém os outros que tinham ido com ele disseram: — Não. Não podemos atacar aquela gente, pois é mais forte do que nós.
Assim, espalharam notícias falsas entre os israelitas a respeito da terra que haviam espionado. Eles disseram: — Aquela terra não produz o suficiente nem para alimentar os seus moradores. E os homens que vimos lá são muito altos.
Também vimos ali gigantes, os descendentes de Anaque. Perto deles nós nos sentíamos tão pequenos como gafanhotos; e, para eles, também parecíamos gafanhotos.
Deus havia determinado que Moisés enviasse espias à Canaã, para que vendo eles a terra que o Senhor lhes estava dando, se animassem, pois estavam a apenas poucos dias de tomarem posse da prometida bênção.
Após aquela excursão os espias retornam trazendo consigo provas de que a terra era de fato boa e muito produtiva, porem a maioria deles, dez dos doze enviados, colocam uma série de dificuldades para que se conquistassem a terra.
Afirmavam aqueles dez que embora a terra fosse reconhecidamente boa o povo que lá habitava era poderoso, ressaltavam que as cidades eram fortificadas e mostravam-se impressionados com o porte físico de alguns de seus habitantes.
Por ficarem focados apenas nas dificuldades, então começaram a amaldiçoar a terra que Deus lhes havia dito ser uma bênção.
Por se julgarem incapazes de conquistar o que Deus lhes estava mostrando como bênção, por serem os habitantes daquela terra mais fortes que eles, por temerem os gigantes que lá habitavam, por se apequenarem diante do poder que o inimigo apresentava, tentam minimizar o valor da promessa, amaldiçoar o que lhes era apresentado como bênção.
A maneira como nos vemos diante dos inimigos vai determinar a visão desse inimigo a nosso respeito.
Se eu olhar para as lutas como um desafio pessoal, humano, talvez me sinta como um gafanhoto frente ao inimigo caso ele se apresente mais forte que eu ou vou menosprezar o inimigo e não tomar as devidas precauções se me sentir mais forte que ele.
Se eu me vejo como um fraco e incapaz, assim os meus inimigos me verão, não terão respeito para comigo e me esmagarão.
Quando menosprezo a minha capacidade e não consigo crer que sou filho amado do único e verdadeiro Deus que tem todo poder, estou assumindo a derrota antes mesmo de ter entrado na batalha.
O povo de Moisés prefere aceitar a visão humana dos fatos. Aquelas pessoas passam a acreditar terem sido iludidas por Deus, sentem-se abandonadas por Deus para morrerem no deserto e começam a amaldiçoar a bênção, a desvalorizar aquilo que Deus lhes estava concedendo para justificar o seu medo e a sua falta de fé. Dizem que teria sido melhor se tivessem continuado escravos no Egito ou que tivesse morrido no deserto a terem que enfrentar os inimigos que estavam à sua frente.
Essa visão humana, pessimista e desanimadora aborrece a Deus e aquele povo retarda a posse da bênção por quarenta anos.
Toda aquela geração morre no deserto sem possuir a boa terra que Deus lhe havia prometido.
Apenas Josué e Calebe, dois dos espias, tiveram uma visão de fé.
“Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dois dos líderes que haviam espionado a terra, rasgaram as suas roupas em sinal de tristeza e disseram ao povo: — A terra que fomos espionar é muito boa mesmo”.
“Se o Senhor Deus nos ajudar, ele fará com que entremos nela e nos dará aquela terra, uma terra boa e rica.”
Deus está pronto a trazer à realidade todas as promessas de bênçãos para a tua vida, cumpre a você decidir agora se vai ficar na visão humana das impossibilidades, murmurações e derrotas ou partir para a luta e conquistar a nova terra que o Senhor prometeu e está te concedendo, crendo que o Deus que prometeu é fiel e poderoso para te fazer vitorioso mesmo o inimigo sendo muito mais forte e poderoso que você.
15 de setembro de 2012 @ 21:13
Que Deus continue te usando poderosamente
abçs
Washington
15 de setembro de 2012 @ 22:15
Amem! Contamos com tuas orações.
16 de setembro de 2012 @ 08:44
Palavra super abençoada
16 de setembro de 2012 @ 12:09
Obrigado amigo e companheiro de jornada!