DEIXA QUE DIGAM QUE PENSEM QUE FALEM!
Não perca tempo discutindo ou se defendendo contra os seus inimigos. Não perca o foco do seu ministério ou da sua vida profissional porque algumas pessoas não aceitam a sua maneira de ser ou não compreendem a tua visão.
Se você parar a obra que esta fazendo para se defender das acusações dos inimigos estará declarando que você obreiro, instrumento, ferramenta de Deus, é mais importante do que a obra que ele te chamou para realizar.
A Bíblia Sagrada no livro de Neemias nos relata uma história quem bem fundamenta as afirmações que acabo de fazer.
Neemias era um judeu deportado que servia como copeiro do rei Artaxerxes desfrutando de uma ótima reputação junto a esse rei. Diz a Bíblia que certo dia chegou à Neemias a informação do estado lamentável de Jerusalém, sua cidade, e do seu povo que lá havia ficado. Por desfrutar de um bom relacionamento com o rei, Neemias conseguiu uma licença e todo o material necessário para reconstruir a sua cidade.
Tão logo Neemias começou a obra de reconstrução do muro os seus inimigos começaram a trabalhar para impedirem a execução da obra. Por não haverem alcançado sucesso e vendo a obra ser concluída esses inimigos começaram a ameaçar Neemias com histórias difamatórias e caluniosas, tentando fazer com que Neemias abandonasse a visão de Deus e fosse fazer um acordo com eles no Vale de Ono, onde na verdade iriam mata-lo.
Sabendo da importância da obra que estava fazendo e da missão recebida de Deus para a sua vida, Neemias manda dizer para os seus inimigos: “Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?”
A maior prova de que estamos no caminho certo é a oposição dos inimigos. Enquanto você não estiver incomodando, enquanto você estiver trabalhando na visão dos outros, enquanto você estiver servindo as mesas no palácio, os inimigos não te fustigarão, mas basta você ter uma visão e começar a trabalhar nela que os inimigos vão fazer de tudo para que você não prossiga no teu propósito.
O reino de Deus está precisando de servos que estejam dispostos a trabalharem pela glória do reino e não por sua glória pessoal. A visão do projeto de Deus para a tua vida tem que ser maior do que o valor que você dá para a tua vida.
Não abandone a visão e a obra que Deus te confiou porque alguém não entendendo te critica e mentindo te calunia e tenta destruir a tua reputação. Deus não te pedirá conta do que falam de você, mas te julgará pelo que você fala e com o mesmo juízo que você julga os outros, diz a Bíblia, você será julgado.
Imagine: quantos falaram de Noé pela visão louca de construir um barco em terra seca? Quantos criticaram Abrão por deixar a casa de seu pai e partir para uma terra desconhecida? Quantos condenaram os apóstolos por deixarem as suas profissões e seguirem o filho do carpinteiro de Nazaré? Quantos religiosos difamaram o grande Saulo de Tarso por ter acreditado na visão e se tornado o Paulo escravo açoitado e vilipendiado?
A obra que Deus te chamou para fazer é grande porque foi plantada pelo grande Deus no teu coração e não porque os homens a reconheçam ou a vejam como sendo grandiosa. Você não precisa do reconhecimento humano para que a obra que você faz para o Senhor seja tida por você como grande e importante.
Se Deus te chamou para limpar o templo faça esta grande obra, se Deus te chamou para escrever um livro faça esta grande obra, se Deus te chamou para ser líder de um pequeno grupo na igreja faça esta grande obra, se Deus te chamou para carregar a pasta de um homem de Deus faça esta grande obra.
Não queira fazer a obra que Deus determinou para outro, não queira tomar posse da visão que Deus deu a outro, não ponha tropeço na carreira do outro, não menospreze o serviço do outro por achar que ele não merece estar onde está ou não é digno para fazer o que está fazendo.
Não desista só porque alguém quer te convencer de que você não é capaz, não desanime só porque alguém lhe diz que a visão que você tem é inconcebível para alguém como você. A escolha de Deus não respeita as razões ou princípios humanos.
Diga aos inimigos que tentam te fazer parar te ameaçando com falácias: “Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?”
“Portanto, queridos irmãos, continuem fortes e firmes. Continuem ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que todo o seu esforço nesse trabalho sempre traz proveito.”